Invocação das Refeições (Gyôhatsu Nenju)

Oryoki - Conjunto de Tigelas

Invocação das Refeições
Gyôhatsu Nenju

Δ (para sentar)

Verso ao Ouvir o Sinal para a Refeição (Montsui no gue)
Δ Buda nasceu em Kabira (Kapilavastu)
Iluminou-se em Makada (Magadha)
Ensinou em Harana (Varanasi)
Morreu em Kutchira (Kushinagara)

Verso para Abrir os Oryôkis (Tenpatsu no geu)
Abrimos agora as tigelas de Buda
Que, juntamente com todos os seres,
possamos realizar o vazio das Três Rodas:
o doador, aquele que recebe a oferta e a oferenda mesma.

Dez Nomes de Buddha (Jûbutsu Myô)
(Somente Ino)
Δ Reverenciando os Três Tesouros
Honrando o Selo da Sabedoria
Recitamos todos juntos (com a Venerável)

Todos
Δ Ilimitado Dharmakaya Vairochana Buda
Δ Completo Sambogakaya Lochana Buda
Δ Manifesto Nirmanakaya Shakyamuni Buda
Δ Futuro Maitreya Buda (Miruson Buda)
Δ Todos os Budas através do espaço e do tempo
Δ Sutra Mahayana da Flor de Lótus
Δ Bodhisatva da Grande Sabedoria Manjusri (Monju Bosatsu)
Δ Bodhisatva da Grande Prática Samantabhadra (Fuguen Bosatsu)
Δ Bodhisatva da Grande Compaixão Avalokiteshvara (Kanzeon Bosatsu)
Δ Todos os Bodhisatvas Mahasatvas
Δ Maha Prajna Paramita Δ

Verso da Oferta de Alimento (Sejiki gue)
Manhã (somente Shuso ou Ino)

Que este alimento de Dez Méritos
Nos dê saúde física e mental
Para prosseguirmos na Prática Pura .

Almoço (somente Shuso ou Ino)
Que as três virtudes e seis sabores
Sejam ofertadas
A todos no mundo do Darma
E igualmente a todas as formas de vida.

Verso das Cinco Reflexões (Gokan no gue)
Δ Primeiro, refletimos sobre o esforço que nos trouxe esta comida e consideramos como chega até nós.
Segundo, refletimos sobre a nossa virtude e prática e se somos dignos de receber isto,
Terceiro, reconhecemos que a ganância é o obstáculo para a libertação
Quarto, consideramos esta refeição como um remédio para manter as nossas vidas.
Quinto, para alcançarmos a Iluminação, agora recebemos esta comida.

Verso do Alimento para os Espíritos Famintos (Saba gue)
(almoço – ao fazer oferta)

Oh! Espíritos famintos, fazemos esta oferta,
Este alimento é para todos, nas Dez Direções.

Verso de Levantar a Tigela de Buddha (Keihatsu no gue)
(Em todas as refeições)

Primeiro, para os Três Tesouros
Em seguida, para os Quatro Benfeitores (nossos pais e mestres)
Finalmente, para todos os seres nos Seis Reinos.
A primeira porção é para extinguir o mal;
A segunda é para cultivar o bem
A terceira é para libertar todos os seres,
Para que, junto com todos os seres, realizemos o Caminho de Buda.

Verso da Água da Lavagem (Sessui no gue)
(após lavar oryôki)

A água com que lavamos a tigelas
Tem o sabor de néctar celestial.
A oferecemos aos espíritos famintos
Para que possam ficar saciados.
Om Makurasai so wa ka

Verso da Pureza enquanto Vivendo no Mundo (Sho sekai bon no gue)
(somente Ino)
* Como a flor de lôtus na água lodosa, neste mundo efêmero, a mente é pura e vai além. Assim, reverenciamos o Buddha.

*
**

Verso das Refeições (Versão Curta)
Verso das Cinco Reflexões (Gokan no gue)
Δ Primeiro, refletimos sobre o esforço que nos trouxe esta comida e consideramos como chega até nós.
Segundo, refletimos sobre a nossa virtude e prática e se somos dignos dignos de receber isto,
Terceiro, reconhecemos que a ganância é o obstáculo para a libertação
Quarto, consideramos esta refeição como um remédio para manter as nossas vidas.
Quinto, para alcançarmos a Iluminação, agora recebemos esta comida.

Verso de Levantar a Tigela de Buddha (Keihatsu no gue)
Primeiro, para os Três Tesouros
Em seguida, para os Quatro Benfeitores (nossos pais e mestres)
Finalmente, para todos os seres nos Seis Reinos.

A primeira porção é para extinguir o mal;
A segunda é para cultivar o bem
A terceira é para libertar todos os seres,
Para que, junto com todos os seres, realizemos o Caminho de Buda.

(Δ = kaishaku / madeiras         * = inkin)

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