Baika – A Prática de Música Zen Budista

Baika

Conjunto de instrumentos para Baika

Uma vez por mês (veja a programação), temos o encontro do Grupo de Baika da Sanga Águas da Compaixão, sob a orientação da Monja Isshin, que recebeu treinamento nesta prática budista durante sua formação monástica no Japão.

Os encontros estão abertos a todos os interessados, sem discriminação de credo religioso ou de habilidade musical.

Todo ano, geralmente no mês de junho, recebemos a visita de um Professor-Mestre de Baika, vindo do Japão, enviado pela sede da nossa escola, para ministrar palestra e oficina de baika.

Contribuição: R$10,00. (questões financeiras, fale com um dos monitores)
Inscrições
: aguasdacompaixao [arroba] gmail [ponto] com
Local:
Jisui Zendô (Zendô Águas da Compaixão)
Rua Eliziário Goulart da Silva, 93 (antiga Rua Vista Alegre)
bairro Cristo Redentor (atrás do Hospital Cristo Redentor, bem próximo à Avenida Assis Brasil)
Veja as mãos das ruas para chegar de carro no Google Maps:

. Ler, mais abaixo, depois dos vídeos: “Mas o que é a Baika?”

Mas o que é a Baika?
Utilizando o canto, acompanhado de dois instrumentos relativamente simples, a Baika não é um coral, tampouco se preocupa com afinação e qualidade de voz, pois isso vem com o tempo. O que interessa nessa prática, como em todas as práticas budistas, é a sinceridade do esforço.

Baika significa “ameixa”, fazendo referência à flor da ameixeira que floresce no mais frio do inverno. Também é chamada de Goeika, originada das “Canções dos Peregrinos”, devido aos caminhos de peregrinação, no Japão, que passam por vários mosteiros e templos budistas. Muitos praticantes ainda fazem esse percurso a pé e, segundo a tradição de aproximadamente 1100 anos, a cada templo que se chega, há instrumentos à disposição para que seja entoado o hino daquele templo, antes de seguir a caminhada para o próximo.

A prática de Música Zen Budista permite a qualquer praticante entrar no mundo da expressão musical através da plena atenção e harmonização com o grupo. A abordagem do “treino” difere bastante daquilo que conhecemos como “ensaio” de música ocidental, seja no contexto secular, seja no contexto religioso ocidental. É prática Zen. As músicas entoadas na Baika baseiam-se no canto de poemas budistas, homenagens a grandes mestres, ensinamentos Zen e outros, acompanhadas do som de um sininho e uma pequena chapinha de metal que é tocada com um martelinho.

No grupo formado na Sanga Águas da Compaixão, inicialmente, cantaremos as músicas em japonês, enquanto estamos aprendendo o espírito da prática. Esperamos que, com o tempo, possamos desenvolver a nossa própria prática de Baika brasileira, com as nossas próprias músicas e/ou poemas em português.

No Japão essa prática é tão popular que há encontros regionais e nacionais. Esse último chega a lotar um estádio de futebol.

Todo ano, recebemos a visita de um professor-mestre de Baika, enviado ao Brasil pela sede japonesa da nossa tradição (Soto Shu Shumucho em Tokyo), para ministrar aulas nos vários grupos existentes no país – uma vez que esta prática está bastante difundida na colônia japonesa.

“Apresentações de goeika (ou Baika) são comuns nas celebrações de “Obon”; cerimônias marcando o nascimento, iluminação e parinirvana de Buda (Tanjo-e, Jodo-e e Nehan-e) e cerimônias em honra dos fundadores de templos. Freqüentemente os poemas falam dos sofrimentos e prazeres da vida comum. Ao praticar o goeika, deve-se manter o coração o mais livre possível das distrações, dos pensamentos e apegos.” – texto traduzido por Monja Isshin, do Rinnou Net – Official Site for the joint council for Japanese Rinzai and Obaku Zen / What Is Zen? / Music – http://zen.rinnou.net/whats_zen/music.html

. vídeo da visita do Professor-mestre Shômyô Sato Sensei, em 2014
. vídeo e fotos da visita da Professora-mestra Keidô Suzuki Sensei, em 2013 “Uma Lição de Gratidão”
. vídeo e fotos da visita do Professor-mestre Sei-estu Hase Sensei, em 2012
. vídeo e fotos da visita do Professor-mestre Shômen Kuga Sensei, em 2011
. fotos da visita do Professor-mestre Ryuryo Watanabe Sensei, em 2010
. fotos da visita do Professor-mestre Yuko Moriyama Sensei, em 2009
. fotos da visita do Professor-mestre  Testuyû Yasuda Roshi, em 2008

.  links para ouvir canções de Baika da Escola Soto Zen

.  para conhecer mais e ouvir outras gravações de canções de Baika visite os seguintes sites:
> http://zen.rinnou.net/whats_zen/data/en-yurai.mp3
http://global.sotozen-net.or.jp/por/activity/baikaryu/index.html

4 Respostas to “Baika – A Prática de Música Zen Budista”

  1. Nalanda Curitiba | Palentra com Monja Isshin em 21/04/08 Says:

    […] saída do Japão. As suas especialidades são: chiden (cerimonial religiosa), ino (instrumentos), baika (música budista) e costura de vestimentas budistas.Em 2003, foi nomeada “líder dos […]

    Curtir

  2. Música de Baika da Escola Soto Zen « Sanga Soto Zen Budista Águas da Compaixão Says:

    […] abaixo links para músicas Zen Budistas (Baika) da nossa escola, do site oficial japonês de Soto Shu. É necessário ter Real Player ou Real […]

    Curtir

  3. Vinda de Professor-Mestre de Baika | Sanga Soto Zen Budista Águas da Compaixão 慈水禅堂 Jisui Zendô Says:

    […] de um monge ou monja japonês Professor de Darma com especialização adicional como Mestre de Baika (música zen budista), enviado especialmente pelo escritório central da nossa escola no […]

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: