TaikoZen

TaikoZen – Primeiro Encontro

As artes são uma parte importante da nossa prática Zen, e, por isso, é comum  encontrar nos templos japoneses aulas de várias artes, como sadô (cerimônia de chá), kadô ou ikebana (arranjo de flores), shodô (caligrafia), baika (música zen budista), taikô (tambor sagrado), e costura, entre outras.

São práticas que incentivam o desenvolvimento de diferentes aspectos da prática zen. Algumas cultivam a tranquilidade, outras desenvolvem “espírito de grupo” e todos aprofundam a concentração e foco.

No segundo domingo de cada mês, teremos o encontro do Grupo TaikoZen Jisui. (Havendo interesse, outros encontros serão marcados através do Grupo de Discussão).

Todos os interessados são bem vindos, de todas as idades, mesmo sem qualquer conhecimento ou experiência musical e independentemente de sua crença religiosa.

Contribuição sugerida para participantes não-associados da Sanga Águas da Compaixão: R$ 10,00.

Reproduzo abaixo trechos de um texto excelente sobre Taikô que encontrei no site da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos:

Taiko significa tambor na língua japonesa. É um instrumento que expressa sentimentos de alegria, ira, tristeza, prazer, dando-se a sensação de deslocar os nossos espíritos até os antepassados.

A origem do Taiko data-se da Era Joumon e Yagoi há dois mil anos e eram utilizados como meio de comunicação entre as pessoas que estavam em locais diferentes. Eram também utilizados em festividades religiosas e sociais, um valioso instrumento de comunicação com a alma dos antepassados e com os Deuses. […]

O Taiko é uma cultura que tem por objetivo a manutenção da tradição, seus valores culturais e morais.

Fala-se em alma do Taiko (entenda-se, cultura do Taiko cuja finalidade constitui-se na confirmação da nossa vitalidade e do grito com os companheiros estimulando-se mutuamente para um viver melhor socialmente.

Assim, aos praticantes do Taiko a sua conduta disciplinar, social e moral são fatores fundamentais para ser companheiro e apoio aos parceiros com reciprocidade.

O instrumento Taiko vem sofrendo muitas mudanças após a Segunda Guerra Mundial, precisamente em 1951, por influência do Prof. Daihati Oguti que introduziu o toque coletivo ao Taiko dando sistema múltiplo, possibilitando o seu uso em concertos, inovando o mundo musical.

A vibração do Taiko som transmite a sensação de dinamismo aos praticantes e aos ouvintes, faz as pessoas se sentirem bem, sendo revigorados.

Os percursionistas do Taiko deve ter como fundamento o lema:
– desenvolver um corpo vigoroso, sadio, a coragem, a determinação e o espírito inabalável;
– implantar o sentimento que preza o respeito ao próximo e a filosofia de humildade e eficácia;
– adquirir o respeito aos mais velhos, cooperação mútua, amizade, responsabilidade, união e cultivar o caráter e a dignidade;
– aprender a arte milenar japonesa do Taiko e herdar o valor deste folclore, cultivá-lo, preservá-lo e propagá-lo.

Os praticantes do Taiko devem tocar com o corpo e alma, não basta simplesmente ficar batendo no instrumento para simplesmente fazer barulho, isso qualquer um faz, não precisa estudar e nem ser disciplinado, mas deverá tocar a alma das pessoas que ouvem a sonoridade. Taiko é uma arte, pratica-se música e condicionamento física, possibilitando o prazer, a serenidade, alegria com concentração.

Finalizando, esta é uma explanação muito sucinta, sobre o Taiko que se for filosofar sobre esta arte milenar ficaríamos várias noite discutindo.

Assim, prezados praticantes do Taiko, boa sorte e façam Bastos se orgulharem de vocês, pois representam a nossa cidade em vários eventos da região, temos a convicção de que se sairão muito bem e com louvor.

Nota: Há mais de 100 grupos de Taikô no Brasil, reunidos na Associação Brasileira de Taikô.
. Ler uma reportagem sobre o evento celebrando os 10 anos desta Associação
. Ler artigo sobre Taikô do Portal Nippo-Brasil Nippo-Jovem  

. Fotos do Primeiro Encontro TaikoZen:

Este slideshow necessita de JavaScript.


. Assistir a Vídeos do grupo brasileiro Wakaba Taikô de Curitiba. Este grupo representou o Brasil no 14º Nippon Taiko Junior Contest, ficando entre os finalistas e recebendo um Prêmio de Menção Honrosa.

. Assistir a Vídeos de Grupos Japoneses de Taikô:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: