Treinamento

A Ordem Monástica da Escola Sôtô Shû
e
Sua Adaptação na Comunidade Soto Zen Budista Zendo Sul – Jisui Zendo

Como missionária internacional oficial (Jap. kokusai fukyoshi  国際布教使), a Monja Isshin segue a estrutura oficial da Escola Soto Shu do Japão (site oficial em Português) para os estágios da formação de monges e monjas (Ordem Monástica).

Para a estrutura dos estágios da prática leiga, segue uma adaptação de critérios adotados por vários centros de prática nos Estados Unidos, onde os praticantes, leigos e leigas, que receberam os Preceitos são tão importantes quanto os monges e monjas, podendo se tornar Professores (as) do Darma, porém sem qualquer registro ou outro reconhecimento oficial da escola Soto Shu no Japão, que reserva tal qualificação somente para monges plenamente formados, com o cumprimento de todos os requisitos.

Leigos e Leigas (Jap.Zaike 在家)

Simpatizante: pessoa que freqüenta ou não a comunidade e se interessa pelo zen budismo.

Praticante: pessoa que pratica seguindo as orientações da comunidade.

Membro Praticante: pessoa que passou pela cerimônia de novos membros, mantém uma prática regular e contínua e faz uma doação mensal mínima fixada pela comunidade. Pode votar nas assembléias gerais e assumir cargos voluntários auxiliares na comunidade.

Membro Monitor Auxiliar: pessoa que fez o Curso de Preceitos, recebeu os Preceitos, em cerimônia de Jukai” 受戒 (Cerimônia de Transmissão dos Preceitos Leigos, freqüentemente chamada também de “zaike tokudo” 在家得度), e mantém uma prática regular e contínua. Pode ajudar no Monitoramento das práticas. Pode votar e ser votada nas assembléias gerais. É um díscipulo leigo de Buda – daishi 大姉 ou ubai 優婆夷 (quando é uma mulher) e koji 居士 or ubasoku 優婆塞 (quando é um homem) (sanscrito: upâsika e upâsaka).

Nota: A Cerimônia de Transmissão dos Preceitos Leigos (Jukai” 受戒) não é uma ordenação – assim sendo procuramos evitar o termo leigo ordenado”, apesar do fato deste termo ter caído no uso comum no Ocidente. Os kanjis que formam o termo “zaike” significam ficar no lar” e os kanjis para tokudo” significam literalmente obter a travessia”, ou “entrar no caminho para a outra margem”. Corresponde aproximadamente à crisma – confirmação – católica ou o batismo protestante, sendo uma profissão formal e pública do voto de seguir o Caminho de Buda na sua vida. Não possui qualquer significado de colação de grau” ou de algum tipo de formatura”, nem confere qualquer tipo de autorização” especial. O termo monge leigo” definitivamente não existe, por ser uma contradicção de termos.

No Japão, não é feito qualquer registro da transmissão dos preceitos para leigos na sede da escola, e, freqüentemente, nem no templo local.

Membro Monitor: pessoa que praticou como Monitor Auxiliar e foi aprovada como Monitor.

Monitor Instrutor: pessoa que tendo passado por todas as fases anteriores, recebe autorização para tal, atuando sob a supervisão e direção da comunidade e da Primaz Fundadora.

Ordem Monástica (Hôkai – Graduação no Darma):

Postulante: pessoa que assumiu o compromisso de se tornar monge, fez o curso de Preceitos, recebeu os Preceitos e mantém prática diária na comunidade, seguindo as orientações diretas da superiora e de seus auxiliares.

Noviço(a) (Jap. Jôza 上座): pessoa que, tendo passado pelas fases anteriores, recebe a ordenação monástica “shukke tokudo”出家得度. Isto significa um comprometimento a se dedicar integralmente ao Darma, na busca de realizar sua própria Iluminação para depois transmiti-la aos outros, praticando sob a orientação da Primaz Fundadora e de outros monges ordenados anteriormente (“sempai”).

Não é um monge/monja formado(a)”. É um estudante-de-monge” e deve ser chamado de Noviço(a)”. É um “unsui” (雲水, nuvem-água”, monge-em-treinamento, o que corresponde ao “sekha” em pali), no nível de jôza” (noviço). Não deve se apresentar como “monge”, para não confundir o público que, na cultura brasileira, interpreta o termo como significando “monge formado”, qualificado a ser um líder espiritual.

A ordenação deve ser registrada na sede administrativa da escola Soto Zen no Japão. Este registro é provisório, válido por dez anos desde o dia da ordenação, durante qual período o noviço deverá completar o seu treinamento monástico obrigatório, que varia de dois a oito anos de internamento em um mosteiro reconhecido pela sede administrativa. Também é necessária a prática em uma comunidade (Sanga), orientada por um monge Professor do Darma oficialmente reconhecido pela sede no Japão (Monge Especial), para qualificar a sua graduação. Nessa fase de treinamento, não pode ensinar ou oficiar cerimônias como as de Transmissão dos Preceitos Budistas para Leigos, Ordenação Monástica, Casamento, Funerais e outras.

Observa-se que o termo shukke tokudo (出家得度) significa deixar o lar e obter a travessia para a outra margem”. Enquanto que esta cerimônia é uma ordenação no sentido de significar a entrada numa ordem monástica, não é uma ordenação no sentido usual da palavra no ocidente no qual a pessoa é formalmente reconhecido como tendo completado o seu treinamento formal e ficando autorizada a ensinar a religião ou oficiar cerimônias e cuidar de um templo, conforme o uso desta palavra no cristianismo. Corresponde aproximadamente à ordinação “sāmaṇera-pabbajjā” da tradição de Budismo Teravada, e o aluno torna-se um “unsui”, ou nuvem-água”, o que corresponde aproximadamente a “sāmaṇera” na tradição Teravada. Finalmente, corresponde aproximadamente à consagração de um noviço na tradição cristã, iniciando o seu treinamento formal ou o ingresso num seminário e início dos estudos. É tornar-se um estudante-de-monge. Algumas escolas, como a Terra Pura, realizam a cerimônia de Tokudo no final do treinamento e não no início.

Nota: No Brasil e em outros países de maioria não Budista, alguns noviços e noviças autorizados a auxiliar nas cerimônias podem substituir estas cerimônias com uma benção simples, na ausência absoluta de um monge ou monja formado para oficiar cerimônias de casamento e/ou batizado. Algumas outras escolas, com a Verdadeira Terra Pura Japonês, realizam esta cerimônia de ordenação (shukke tokudo) no final do treinamento, mas a regra mais comum no budismo é da cerimônia ser realizada no início do treinamento.

Shuso (首座): Líder dos Noviços durante um período de treinamento intensivo com um mínimo de três meses (um Ango), no qual fica tempo integral na comunidade. Passa pela Cerimônia de Combate do Darma (Jap. Shuso Hôssenshiki 首座法戦式), que representa a re-confirmação de seus votos. Corresponde aproximadamente à conclusão dos estudos de seminário na tradição católica.

Monge-Aprendiz (Jap. Zagen 座元): pessoa que terminou o período de Shuso

(Continuar lendo no Blog da Monja Isshin)

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