Obon Tradicional

Nos dias 13 a 15 do mês de julho ou de agosto (dependendo do região no Japão), reúnem-se as famílias para a celebração do “Obon ” (お盆). É um período de feriado nacional, quando todos procuram viajar até o local de seus ancestrais, para visitar o túmulo da família e participar da cerimônia religiosa de Sejiki-e (Alimentar os Espíritos).

Os monges budistas visitam as casas, fazendo leitura de sutras em frente do altar da família, que está especialmente montado para este período, num convites aos ancestrais para uma “visita” durante os três dias.

Há um tipo de dança, chamado Bon O-dori (盆踊り), que é dançado para “dizer” para os ancestrais “não se preocupem conosco, estamos bem; estão vendo? estamos dançando, não se preocupem, fiquem em paz”.  Não importa saber dançar ou não – todos se divertem!

Por volta do dia 2 de novembro, Dia de Finados no Brasil, realizamos outra cerimônia – Obon Brasileiro – novamente lembrando, agradecendo e desejando o bem-estar dos nossos ancestrais e entes queridos falecidos.

. Leia a Sutra Ullambana, que conta a estória que deu origem a esta cerimônia.

Mais informações sobre a tradição desta importante cerimônia budista podem ser encontrados nestes sites:
Soto Zen Internacional
. Comunidade Budista Soto Zenshu da América do Sul (Busshinji)
Zendo Brasil
Bon Festival (Wikipedia, em inglês)

Vídeos:
. Bon O-dori realizado nos Estados Unidos:

. Bom O-dori realizado em Piedade, Estado de São Paulo

2 Respostas to “Obon Tradicional”

  1. José Elias Says:

    É muito interessante, sabia que no Japão existe um culto aos ancestrais, mas não sabia de que forma eram cultuados.

    Gasshô

    Curtir

    • Monja Isshin Says:

      Pessoalmente, prefiro evitar a expressão “culto aos ancestrais”, pois carrega associações que possivelmente dão a impressão de estar se tratando os ancestrais como “santos” ou “deuses” a quem se faça orações – uma interpretação bastante preconceituosa e enganosa. Prefiro falar em termos de “lembrança dos ancestrais”.

      Curtir


Deixe um comentário