A tradição japonesa considera o dia 8 de dezembro como sendo o dia da Iluminação do Buda. Nesta data (ou no domingo mais próximo) é celebrada a cerimônia de agradecimento pelos ensinamentos que nos deixou.
Nos mosteiros, realiza-se o Rohatsu Sesshin de 1 a 8 de dezembro (termina de madrugada do dia 8), lembrando a meditação árdua praticada pelo Sidarta Gautama até alcançar a Iluminação e tornar-se o Buda (o Desperto).
No horário do serviço matinal do dia 8, celebra-se uma cerimônia chamado Kenshuku Fugin, uma espécie de “comunhão” durante o qual todos recebem um pouquinho de arroz com feijão azuki, como se compartilhando um café da manhã de celebração com o Buda.
Mais tarde, é realizada o Jôdô-e, a Cerimônia da Celebração da Iluminação de Buda, uma das Três Grandes Cerimônias (Sanbukki) de gratidão pelos ensinamentos que o Buda nos deixou. Esta cerimônia é uma das Três Grandes Cerimônias (Sanbukki) de gratidão pelos ensinamentos que o Buda nos deixou. As outras duas são Gotan-e (Cerimônia do Nascimento) no dia 15 de fevereiro e Nehan-e (Cerimônia da Parinirvana), ou falecimento) no dia 15 de fevereiro.
dezembro 7, 2014 às 9:13 pm
[…] https://aguasdacompaixao.wordpress.com/atividades/pratica-de-cerimonial/jodo-e-cerimonia-da-iluminaca… […]
CurtirCurtir