Jôdô-e (Cerimônia da Iluminação de Buda)

gautama-buddhaA tradição japonesa considera o dia 8 de dezembro como sendo o dia da Iluminação do Buda. Nesta data (ou no domingo mais próximo) é celebrada a cerimônia de agradecimento pelos ensinamentos que nos deixou.

Nos mosteiros, realiza-se o Rohatsu Sesshin de 1 a 8 de dezembro (termina de madrugada do dia 8), lembrando a meditação árdua praticada pelo Sidarta Gautama até alcançar a Iluminação e tornar-se o Buda (o Desperto).

No horário do serviço matinal do dia 8, celebra-se uma cerimônia chamado Kenshuku Fugin, uma espécie de “comunhão” durante o qual todos recebem um pouquinho de arroz com feijão azuki, como se compartilhando um café da manhã de celebração com o Buda.

Mais tarde, é realizada o Jôdô-e, a Cerimônia da Celebração da Iluminação de Buda, uma das Três Grandes Cerimônias (Sanbukki) de gratidão pelos ensinamentos que o Buda nos deixou. Esta cerimônia é uma das Três Grandes Cerimônias (Sanbukki) de gratidão pelos ensinamentos que o Buda nos deixou. As outras duas são Gotan-e (Cerimônia do Nascimento) no dia 15 de fevereiro  e Nehan-e (Cerimônia da Parinirvana), ou falecimento) no dia 15  de fevereiro.

Uma resposta to “Jôdô-e (Cerimônia da Iluminação de Buda)”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: