Professor Joaquim Shaku Shoshin Monteiro

Formado em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro, o Professor Monteiro continuou sua carreira acadêmica no Japão e em Taiwan, países onde lecionou em instituições de Ensino Superior. No Japão permaneceu 18 anos, entre 1985 e 2003, onde formou-se no Seminário Budista de Shinshu Otani-ha da Tradição Terra Pura, em Kyoto, em junho de 1987. Posteriormente cursou o mestrado e o doutorado na Universidade Soto Zen Budista de Komazawa*, em Tóquio, onde especializou-se no estudo do Budismo Chinês, e recebeu o título de Doutor, em março de 2000.

Durante sua atuação acadêmica profissional, atuou como pesquisador do Instituto de Pesquisa de Cultura Budista, na Universidade Doho, em Nagóia de 1989 a 2004. Entre 2001 e 2003, foi professor horista do Departamento de Estudos Budistas da Universidade de Komazawa, em Tóquio. Em 2003 foi convidado a ensinar e pesquisar no Departamento de Língua Japonesa da Ishou University, em Taiwan, e transferiu residência para este país permanecendo até 2005.

A produção intelectual do Professor Joaquim Monteiro está praticamente toda em Japonês, língua em que escreveu um livro e uma série de artigos teóricos sobre os Estudos Budistas. Dentre eles destacam-se o livro Crítica ao Budismo Imperial – 1998; e os artigos Resenha do livro “Pruning the Bodhi Tree – The Storm over Critical Buddhism” – 1998, A Respeito da Relação entre o Budismo e os Direitos Humanos – Centrado entre o Discurso e a Discriminação – 2001, Shoyo: Paul J. Griffiths, Religious Reading – The Place of Reading in the Practice of Religion – 2001; O Problema da Filosofia Budista no Japão Contemporâneo – 2002, e A Respeito da Problemática Metodológica dos Estudos Budistas – Sua Relação com as Questões do Autoritarismo e da Discriminação – 2002.  (Todos os títulos são traduções dos mesmos em Japonês.)

Atualmente residente em Porto Alegre, é palestrante da Universidade Falada e é professor da Unipaz e da Comunidade Zen Budista Águas da Compaixão, onde vem ministrando cursos e palestras regulares e colabora como palestrante especial no Sangaku Sesshin anualmente no período de Carnaval.

* A Universidade de Komazawa (駒澤大學, Komazawa Daigaku) é uma das universidades mais antigas do Japão, tendo sido fundada em 1592 como seminário para monges da escola Soto Zen. É uma das universidades budistas mais importantes do mundo.

Prof. Monteiro — Entrevista — TVCom — 6 fev 2008:

Palestra “Budismo na China e Japão” realizada no CEBB Caminho de Meio, Viamão-RS, durante o evento “Budismo no Mundo Contemporâneo”, em fevereiro de 2008. Gravada por Melissa Flores.

. CNPq – Diretório de grupos de pesquisa no Brasil
. CNPq – Currículo Lattes

Anúncios

4 Respostas to “Professor Joaquim Shaku Shoshin Monteiro”

  1. Túlio Vajra Says:

    Sempre muito boas as elucidações do professor!
    Tive a grande sorte de poder ter conversas particulares com ele.
    Fico muito feliz de poder averiguar o quanto o budismo está florescendo no Sul, em especial no Rio Grande do Sul.
    Parabéns a todos e continuem emanando essa luz!!!

    Curtir

  2. Rev. Wagner Haku-Shin Says:

    Caro Irmão no Dharma,
    Parabén pela excelente entrevista.
    Só foi uma pena que o entrevistador ficava fazendo intervenções a todo instante, não permitindo que os assuntos fossem aprofundados.
    Gasshô

    Curtir

  3. Reivax Argen Says:

    Caro irmão do Dharma; suas palestras sobre O Budismo da Terra Pura são fundamentais para que outros irmãos do Dharma ou não, entendam o próprio. Que preza pela sua singularidade – sem se abster das duas vertentes filosófica-prática: Citramatra e Madhyamicca, ou seja; “Somente Conscência” e a “Dialética do Vazio”. Gasshô

    Curtir

  4. Quatro exemplos práticos para entender a meditação | Ano Zero Says:

    […] resolveu se radicar em Porto Alegre após anos de formação no Japão, e aulas de meditação do Professor Monteiro, que ficou dezoito anos no Japão, fazendo mestrado e doutorado sobre o budismo na […]

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: