Fukudenkai – Grupo de Costura Budista
Todo 2º Sábado do mês, 14 às 16 hs.
Nesta prática, aprendemos a costurar Zafus, Zabutons, Rakusu, Kesa e outras Vestimentas Budistas, para uso próprio ou para doação e venda. (Você pode ver mais sobre estas vestimentas budistas no Blog Manto de Buda.)
Não é necessário ter qualquer experiência, nem habilidade para a costura – simplesmente a vontade de participar desta prática Zen Budista é o suficiente.
Doação mínima sugerida: R$ 10,00 (não-cotistas). É gratuito para cotistas.
Desde a época do Shakyamuni Buda, os monges costuravam os seus próprio mantos, sob a orientação de monges especializados. No Japão, foram criados grupos de “Fukudenkai”, praticantes leigos que se encontram sob a orientação de monges especializados para costurar rakusus (para uso próprio ou para doar) e outras vestimentas budistas (para doar aos monges), como parte de sua prática budista. Agora temos a oportunidade de ter esta prática aqui… Sejam bem-vindos!
Local:
Jisui Zendô (Zendô Águas da Compaixão)
Rua Eliziário Goulart da Silva, 93 (antiga Rua Vista Alegre)
bairro Cristo Redentor (atrás do Hospital Cristo Redentor, bem próximo à Avenida Assis Brasil)
Veja as mãos das ruas para chegar de carro no Google Maps:

Monja Isshin recebe orientação de sua professora de Costura Budista, Okamoto Sensei em março, 2002, no Japão.
Comentário de um participante:
“Gostei muito da prática da costura budista, pois nos faz ver e estar no aqui, agora, nas atividades do dia a dia. Mais do que palavras, a prática me fez ver que não precisamos nos sentar para meditar, para estar no aqui,agora, o que necessitamos é estar presente na atividade que estivermos desenvolvendo. Realmente muito boa a prática, muito obrigada.
em gassho,
Ieda”
abril 16, 2008 às 12:36 am
[…] especialidades são: chiden (cerimonial religiosa), ino (instrumentos), baika (música budista) e costura de vestimentas budistas.Em 2003, foi nomeada “líder dos noviços” (shuso) e passou pela cerimônia de Combate […]
CurtirCurtir
agosto 8, 2008 às 5:30 pm
Sou de São Paulo, gostaria de confeccionar meu proprio zafu, porém, tenho dúvidas quanto as dimensões do zafu. Exite algum molde?…
Gasho!!
Claudemir
CurtirCurtir
maio 27, 2009 às 1:58 pm
Neste momento em que o Zen se fixa em Terra Brasilis, é importante que monges com conhecimento de causa possam ensinar, dando continuidade ao processo de costura e cerimônias, conta-se nos dedos de uma só mão, aqueles monges que dominam o Fukudenkai.
Monja Isshin é reconhecidamente uma das melhores expressões desse conhecimento ancestral.
Parabéns pelo seu esforço e dedicação.
Gassho.
CurtirCurtir