Sangaku Sesshin – Retiro dos Três Treinamentos (feriado de carnaval)

5725114575_a32e6216eaSangaku Sesshin 2018 (Retiro dos Três Treinamentos):
Início: 09 fevereiro 2018 às 19:00 h
Término: 13 fevereiro 2018 às 22:00 h

A participação poderá ser Presencial (Integral com ou sem pernoite ou Parcial) ou  Á Distância (Palestras, transmissão ao vivo pela internet)

Ficha de inscrição e valores da contribuição sugeridos encontram-se abaixo.

Apresentação: Desde a época do Budismo Clássico, os Três Treinamentos – Estudo, Moralidade e Meditação – têm sido considerados a base da prática budista. O Estudo divide-se em três aspectos: ouvir os ensinamentos, refletir sobre eles e praticá-los ou realizá-los.

Baseado nestes ensinamentos, desde 2007 a Sanga Águas da Compaixão realiza o Sangaku Sesshin – Retiro dos Três Treinamentos (三學接心) – onde praticamos a Moralidade nas atividades de sentar em Zazen ou fazer Samu (atividade diária) juntos, em grupo. Na atitude de um buda, praticamos a Meditação ao sentar em Zazen e praticamos o Estudo ao recitarmos os sutras e ouvir as aulas dos palestrantes convidados e palestras da Monja Isshin sobre a prática do Zen Budismo.

De 2007 até 2014, tivemos a honra de contar com aulas do Rev. Prof. Joaquim Monteiro e, em 2015, houve ensinamentos do Swami Krishnapriyananda Saraswati sobre as origens do Budismo na cultura indiana: “As Raízes Hinduístas do Budismo”. O retiro de 2016 baseou-se no tema “A Alegria no Zen” (orientado pela Monja Isshin) e o de 2017 desenvolveu o tema “Iluminar o Corpo-mente” e contou com a presença da psicóloga clínica e facilitadora didata de Biodanza, Cândida Stopinski.

O Tema para 2018 será: O Zen do Corpo

  1. Estudo do texto “Shinjin Gakudo” (Aprendendo através do Corpo e da Mente) de Mestre Dogen – Shôbôgenzô: Fascículo 37 (da edição de 95 Fascículos) – Monja Isshin
  2.  Oficina de Chi Kung – orientação do Postulante-monástico Leonardo Surya

Chi Kung
A técnica de Chi Kung é uma prática milenar chinesa que tem como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida por meio da respiração e movimentos corporais. Na prática de Chi Kung a saúde engloba não só o bem-estar físico, mas também o psicoemocional. Voltar a um sistema milenar de cura é voltar a atenção para si mesmo. A filosofia chinesa diz que para as pessoas manter uma vida saudável é preciso modular sua vida diária em harmonia, fortalecendo assim a energia vital (Qi) preservando uma boa saúde. O Chi Kung terapêutico estimula a circulação do Qi (energia) e do sangue nas regiões exercitadas, promovendo ao organismo força e vitalidade. Proporciona também flexibilidade geral das articulações, previne lesões, proporciona ao praticante um relaxamento físico e mental, autocuidado para com a própria saúde e autoconhecimento.

Tópicos que serão abordados (teoria e prática):

  • Fomação do Qi e sua função no organismo
  • Saúde segundo a Medicina Tradicional Chinesa
  • Respiração, alimentação, exercício físico e emoções
  • Porque praticar Chi Kung?
  • A prática de Ba Duan Jin

Organização: Jisui Zendô – Sanga Soto Zen Budista Águas da Compaixão – Porto Alegre, RS

Local:
Jisui Zendô (Zendô Águas da Compaixão)
Rua Eliziário Goulart da Silva, 93 (antiga Rua Vista Alegre)
bairro Cristo Redentor (atrás do Hospital Cristo Redentor, bem próximo à Avenida Assis Brasil – Acesso pela Rua Estácio Pessoa)
Veja as mãos das ruas para chegar de carro no Google Maps:

Baixar os arquivos dos textos que serão usados neste sesshin:
. (em construção)

Ler mais:
. (em construção)

Após o pagamento, preenche a ficha de inscrição abaixo.

Pague através do PagSeguro:
Membros R$ 200,00

Não-membros R$ 300,00

Para participação parcial efetue a doação do valor correspondente aos turnos que pretende participar de acordo com os valores constando na ficha de inscrição:

Qualquer dúvida ou situação especial entre em contato: aguasdacompaixao@gmail.com

5 Respostas to “Sangaku Sesshin – Retiro dos Três Treinamentos (feriado de carnaval)”

  1. Visita do Prof. Monteiro « Sanga Soto Zen Budista Águas da Compaixão Says:

    […] Comentários Recentes Sangaku Sesshin 2008… em Sangaku Sesshin […]

    Curtir

  2. Atividades do Final do Ano « Sanga Soto Zen Budista Águas da Compaixão Says:

    […] tema “Introdução às Funções da Consciência de Acordo com a Escola Yogacara”. Mais informações aqui. Postado em Blogroll, Budismo em Porto Alegre, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, […]

    Curtir

  3. Sangaku Sesshin 2010 « Sanga Soto Zen Budista Águas da Compaixão 慈水禅堂 Ji Sui Zendô Says:

    […] Textos de Mestre Dog… on Textos de Mestre Dogen (1…Túlio Vajra on Professor Joaquim Shaku Shoshi…Rosana on Cerimônia de Ano Novomonjaisshin on Poemas do Sutra da Flor de…Rosana on […]

    Curtir


Deixe um comentário