Sesshin (Retiro Zen Budista)

Os Retiros Zen Budistas são uma oportunidade para mergulhar na prática de forma intensiva. A programação diária consiste em zazen, palestras do Darma e atividades em grupo. A palavra japonesa para retiro é ‘sesshin’, significa ‘unificar a mente’. Muitos praticantes, mesmo reconhecendo o desafio que um sesshin possa representar em termos físicos, valorizam os sesshins como ‘férias da alma’.

Retiros tradicionais, comuns a praticamente todos os grupos Zen Budistas, incluem:
Rohatsu Sesshin, no mês de dezembro
♦ Nehan Sesshin (também chamado de Hôon Sesshin), que na Sanga Águas da Compaixão é realizado na forma do Sangaku Sesshin (Retiro dos Três Treinamentos de Zen – no período de Carnaval
♦ Retiro de Treinamento (Kenshûkai) – Encontro Nacional das Sangas Brasileiras, organizado pela Superintendência para a América do Sul da Escola Soto Zen – normalmente no mês de outubro ou novembro

Retiros especiais, variando de um grupo para outro, e não têm datas fixas, nem temas pré-determinados.

Comentário de um aluno, depois de um Rohatsu Sesshin: “O sesshin foi para mim um grande espelho, no qual apesar de minha miopia pude ver-me, ainda que por  breves instantes.”

No Jisui Zendô, realizamos dois tipos de Sesshin (Retiro Zen Budista):

Zendo1. Retiros de Estudo e Convivência:
Desde 2007, temos aproveitado do feriado prolongado do carnaval brasileiro para converter o tradicional Hôon Sesshin (Retiro de Gratidão 法恩接心 em lembrança do Parinirvana do Buda) num Sangaku Sesshin (三學接心 Retiro dos Três Estudos), como uma oportunidade de trazer um professor visitante para orientar um período de estudo. Consequentemente, a prioridade número um destes retiros tem sido o estudo, que, junto com a moralidade e a meditação, é um dos três pilares da prática budista. Com o tempo, através da prática de samu e a leveza do ambiente, estes retiros se tornaram uma oportunidade de convivência em grupo (sem, porém, tomar ares de “clube”). Como resultado, a convivência em grupo (sanga)passou a ser a segunda prioridade destes retiros, com a meditação sentada (zazen) ficando como a terceira prioridade.

Depois de observar o individualismo prevalente no zen ocidental quando comparado com o espírito de grupo prevalente no zen japonês, chegamos à conclusão que seria importante manter este sistema de retiro de estudo e convivência, como um espaço para os praticantes ocidentais poderem abrir os seus corações para a vivência em grupo. Percebemos que, na prática leiga ocidental onde o praticante vem e vai, sempre voltando para sua casa entre as práticas, acaba havendo uma inversão na proporção do tempo que passa em zazen em relação ao tempo que passa em atividades de grupo quando comparamos à prática monástica diária japonesa.

Tomando um “dia de atividades” de aproximadamente 17 horas, nos dias “normais” num mosteiro japonês (quando não está em retiro), menos que 2 horas são passados em zazen 1 período de manhã e outro de noite), com o restante do dia dedicado às aulas, prática de cerimonial, refeições e samu – todas atividades em grupo – que devem ser realizadas com o mesmo espírito de Paz e Tranquilidade que é desenvolvido no zazen, como se fossem “zazen em ação”.

Apesar do rigor da vida monástica, o ambiente do mosteiro feminino era muito leve e alegre. Rimos muito. E trabalhamos muito – sempre em grupo.

No mosteiro onde treinei, durante um “angô” (período de três meses de treinamento intensivo), havia um retiro por mês. Se contarmos um mês como sendo 30 dias, entre 25 e 27 destes dias seguiam o padrão de atividade constante descrito acima e somente 3 a 5 dias por mês foram períodos de retiro.

Com um dia que começava às 4:00 hs e terminava às 21:00 hs, dois destes retiros eram “retiros de estudo”, com 3 horas de aula, umas 2,5 horas de recitação ou prática de cerimonial e 7 períodos de zazen (sem recitação) e somente um destes retiros era um “retiro de silêncio” (Mugon Sesshin), sem prática de cerimonial, aulas ou recitações e com 13 períodos de zazen.

zen9-05Mas, na prática leiga ocidental, com o seu ir e vir, o praticante leigo faz proporcionalmente muito zazen, pouco estudo, muito pouca prática de cerimonial e quase zero de samu em grupo – o inverso da relação entre estas atividades no mosteiro. O zazen é uma atividade individual, mesmo quando praticado em grupo e contando com a força do grupo como apoio. Ainda é uma prática individual, do “eu confrontando-se com o próprio eu”. O estudo, apesar de talvez ser numa aula em grupo, não é um momento de grande interação entre os participantes do grupo. Desta forma, mais uma vez, é uma prática predominantemente individual – o indivíduo aprendendo com o professor… Por fim, como muitos dos praticantes leigos “fogem” da prática de samu, aqueles que descobrirem o valor do samu frequentemente acabam obrigados a fazer esta prática de uma forma solitária, com somente a supervisão do professor, devido à falta da presença de colegas.

Com isto, somos levados a concluir que o praticante ocidental frequentemente termina desenvolvendo uma prática extremamente individualista e acaba perdendo quase todos os benefícios da prática tradicional de grupo que fazem parte do método do zen.

2. Retiros de Meditação:
Um em três dos retiros no mosteiro feminino de Nagoya eram retiros de meditação e de relativo silêncio. Eram verdadeiras oportunidades para “voltar para casa” ao encontro com a essência do ser. Não podemos negar a importância de um retiro de meditação para o aprofundamento do zazen. Por isso, este tipo de retiro também é muito importante.

Conclusão:
No Jisui Zenji, está sendo desenvolvido um programa de retiros alternando os Retiros de Estudo e Convivência com os Retiros de Meditação, para os praticantes poderem ter os benefícios destes dois tipos de retiro.

Neste momento, o Retiro de Meditação será realizado no Mini-Zazenkai todo último sábado do mês, com o tempo da programação sendo expandido de acordo com a procura para este tipo de prática.

Retiros de Estudo e Convivência serão programados, sempre que possível, para aproveitar os feriados prolongados e buscando manter um ritmo de, aproximadamente, um retiro cada dois ou três meses. Atualmente, temos programados os seguintes retiros regulares (sempre há a possibilidade de algum retiro “extra”):
1. Sangaku Sesshin (Retiro dos Três Treinamentos – feriado de Carnaval)
2. Jihi Sesshin (Retiro da Compaixão – feriado de Páscoa)
3. Mini-Rohatsu Sesshin (Mini-Retiro da Iluminação de Buda – primeiro fim de semana de dezembro)
4. Saimatsu Sesshin (Retiro de Fim de Ano)

. Ler no blog da Monja Isshin: Diário de um sesshin
. Ler um texto excelente sobre Sesshin, escrito por Jisho Handa, Sensei e publicado no blog Sangha Margha: Lembranças de outros sesshin

 

12 Respostas to “Sesshin (Retiro Zen Budista)”

  1. Reni Genoefa Pombo Says:

    Gostaria de participar de retiros zen budistas, quero informaçoes.
    Muito obrigada.
    Reni

    Curtir

    • monjaisshin Says:

      Reni,

      O nosso próximo retiro será durante o feriado de Carnaval. Mais informações aqui. Estarei enviando informações mais detalhadas em e-mail particular.

      Seja bem-vindo.

      Gassho,
      Monja Isshin

      Curtir

      • Margaret Rodighero Says:

        Gostaria de saber maiores informações sobre o retiro budista do carnaval.
        Obrigado
        Margaret

        Curtir

      • monjaisshin Says:

        Prezada Margaret,
        Obrigada pela sua mensagem. Peço desculpas pelo atraso em responder – tive um período de dificuldade com a saúde e sobrecarga de atividades…
        Estou incluindo o seu nome no nosso grupo “ZenInfo” que usamos para divulgar as nossas atividades para que você possa ficar sabendo do próximo retiro nosso. Seja sempre bem vinda!
        Gassho,
        Isshin

        Curtir

  2. Letícia Says:

    Olá…gostaria de saber se existe a possibilidade de se fazer um retiro de fim de semana. Não tenho grupo, sou apenas eu e um amigo.

    Atenciosamente,

    Curtir

    • monjaisshin Says:

      Prezada Letícia,
      Obrigada pela mensagem e desculpe a demora em responder.
      Podemos conversar, sim. Em separado estarei ti enviando e-mail.
      Cuide-se bem!
      Gassho,
      Isshin

      Curtir

  3. Fred Schiffer Says:

    Cara Monja Isshin,
    Moro no Rio, quando sera o proximo retiro e de quanto tempo sera ?
    Muto obrigado
    Fred Schiffer

    Curtir

    • monjaisshin Says:

      Prezado Fred,
      Obrigada pela sua mensagem. Estou incluindo o seu nome no nosso grupo “ZenInfo” que usamos para divulgar as nossas atividades para que você possa ficar sabendo do próximo retiro nosso. Seja sempre bem vindo!
      Gassho,
      Isshin

      Curtir

    • monjaisshin Says:

      Prezada Fred,

      Obrigada pela sua mensagem, solicitando informações sobre retiros.

      Estou incluindo o seu nome no nosso Grupo Google “ZenInfo” que usamos para divulgar as nossas atividades.

      Neste momento, o próximo retiro que temos previsto será somente para membros-praticantes de nossa Sanga e ainda não temos data certo para o próximo retiro aberto a todos (com exceção do Rohatsu Sesshin que é todo ano de dia 1 a 8 de dezembro e o próximo Sangaku Sesshin no período de Carnaval de ano que vem).

      Qualquer momento que estiver em Porto Alegre, seja sempre bem vindo a nos visitar!

      Gassho, Isshin

      Curtir

  4. fernanda vieira Says:

    Gostaria de receber informações sobre os próximos retiros.

    Curtir

    • monjaisshin Says:

      Prezada Fernanda,
      Obrigada pela sua mensagem. Estou incluindo o seu nome no nosso grupo “ZenInfo” que usamos para divulgar as nossas atividades para que você possa ficar sabendo do próximo retiro nosso. Seja sempre bem vinda!
      Gassho,
      Isshin

      Curtir


Deixe um comentário