Nova Criança Buda: Ordenação Monástica

IMG_7896No dia 8 de abril, dia da celebração do nascimento de Buda no Japão, tivemos o nascimento simbólico de uma nova “Criança Buda” com a ordenação monástica do Daniel Confortin, coordenador do Grupo de Práticas Budistas Shantideva, de Passo Fundo, RS. O novo unsui (monge-em-treinamento) recebeu o nome de darma de Daihou (大法, Grande Darma).

A cerimônia, realizada no Jisui-ji, Templo Águas da Compaixão, contou com a presença de amigos de várias linhagens e escolas de Budismo, tanto de Porto Alegre quanto de Passo Fundo. Tivemos ainda a presença do nosso amigo, Lama Jigme Lhawang, pois, antes de passar para o Zen em 2017, Daihou-san havia praticado o Budismo Tibetano durante vários anos, tendo uma conexão muito próxima com a linhagem do próprio Lama. Entre 2014 e 2015, sob a orientação do mestre Chokyi Nyima Rinpoche, treinou no mosteiro Ka-nying Shedrub Ling em Katandu, Nepal, onde desenvolveu seu trabalho de mestrado “A Imagem na Educação Budista Indo-Tibetana” pesquisando a obra de Rongzom Chökyi Zangpo, numa parceria do  Rangjung Yeshe Insitute com a Universidade de Passo Fundo.

Desta forma, o Daihou-san nos traz uma considerável bagagem de estudo e prática para a sua prática e treinamento no Zen. Mesmo assim, como uma “criança” em nossa escola, passará por um longo período onde ainda enfrentará muitos desafios para que possa engatinhar, caminhar, falar e tornar-se um monge pleno e professor de darma (sensei).

Estendemos agradecimentos especiais para Teresinha Confortin, da Tere Confortin, pela comida deliciosa que pudemos saborear no almoço.

Ler mais:
. A Formação de um Monge Soto Zen
. A Ordem Monástica da Escola Soto Shu

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: