No dia 8 de abril, dia da celebração do nascimento de Buda no Japão, tivemos o nascimento simbólico de uma nova “Criança Buda” com a ordenação monástica do Daniel Confortin, coordenador do Grupo de Práticas Budistas Shantideva, de Passo Fundo, RS. O novo unsui (monge-em-treinamento) recebeu o nome de darma de Daihou (大法, Grande Darma).
A cerimônia, realizada no Jisui-ji, Templo Águas da Compaixão, contou com a presença de amigos de várias linhagens e escolas de Budismo, tanto de Porto Alegre quanto de Passo Fundo. Tivemos ainda a presença do nosso amigo, Lama Jigme Lhawang, pois, antes de passar para o Zen em 2017, Daihou-san havia praticado o Budismo Tibetano durante vários anos, tendo uma conexão muito próxima com a linhagem do próprio Lama. Entre 2014 e 2015, sob a orientação do mestre Chokyi Nyima Rinpoche, treinou no mosteiro Ka-nying Shedrub Ling em Katandu, Nepal, onde desenvolveu seu trabalho de mestrado “A Imagem na Educação Budista Indo-Tibetana” pesquisando a obra de Rongzom Chökyi Zangpo, numa parceria do Rangjung Yeshe Insitute com a Universidade de Passo Fundo.
Desta forma, o Daihou-san nos traz uma considerável bagagem de estudo e prática para a sua prática e treinamento no Zen. Mesmo assim, como uma “criança” em nossa escola, passará por um longo período onde ainda enfrentará muitos desafios para que possa engatinhar, caminhar, falar e tornar-se um monge pleno e professor de darma (sensei).
Estendemos agradecimentos especiais para Teresinha Confortin, da Tere Confortin, pela comida deliciosa que pudemos saborear no almoço.
Ler mais:
. A Formação de um Monge Soto Zen
. A Ordem Monástica da Escola Soto Shu
Deixe um comentário