O membro-praticante da Sanga Frederico Blanco de Miranda compartilhou conosco, no nosso grupo de WhatsApp, a seguinte reflexão:
Apesar de estarmos aqui, temos que reconhecer que a internet é um dos grandes obstáculos à prática nos dias de hoje. Ela se constitui por um imenso turbilhão de informações, conteúdos e conexões que, se não soubermos administrar, facilmente somos arrastados por ansiedades e angústias, e nem nos damos conta.
Realmente é um grande desafio realizar uma prática efetiva atualmente. O desafio é conseguir por a prática em primeiro plano no dia a dia.
Para tanto, é preciso um grande esforço para modificar os hábitos. Não há prática “online”. A internet é apenas um meio para estar no mundo, e não um fim.
Apesar de ser esta uma constatação óbvia, não é óbvio que as pessoas percebam quando estão presas na ilusão de uma prática. A prática não se constitui por “memes” e textos online, nem por vídeos e palavras de “amor”.
Por isso, a meu ver, a prática do samu é de extrema importância para se criar uma base firme e não se deixar levar por meros “posts” na internet.
Deixe um comentário