Uma das dificuldades que encontramos frequentemente manifestada nos praticantes do Zen é um excesso de “seriedade” ou até de “austeridade”. Isto, infelizmente, pode deixar a prática muito pesada e, de certa forma, cria um obstáculo a um maior aprofundamento.
Durante o meu período de treinamento avançado no Zen Center de Los Angeles, tivemos um workshop com um palhaço de fama internacional – Mr. YooWho – que foi obrigatório para todos os monásticos com o intuito de treinar nos levar menos a sério. Ao participar deste workshop, também me tornei membro da Ordem da Desordem, criado pelo Bernie Glassman, quando ele ainda era monge e pertencia à escola Soto Zen. Apesar do fato da nossa Sanga ter escolhido não se afiliar a qualquer grupo dissidente da nossa escola, reconhecemos algumas das contribuições excelentes do Glassman e as adotamos com todo prazer.
Assim, o nosso próximo Retiro dos Três Treinamentos (Sangaku Sesshin), a ser realizado durante o feriado de Carnaval (5 a 9 de fevereiro de 2016) terá como tema “A Alegria no Zen” e uma das atividades será a investigação da figura do palhaço, que existe em cada um de nós através de uma oficina de técnicas de palhaço.
Outras atividades incluirão o Zazen, Palestras, Prática de Cerimonial, Samu e Prática de Convivência. Em acordo com a filosofia da nossa Sanga, será um retiro de estudo e convivência.
É aberto a todos os interessados, mesmo sem experiência anterior com a meditação.
Haverá a possibilidade de assistir às palestras à distância pela Internet ao vivo através do sistema Google Hangouts. A ficha de inscrição para a participação à distância encontra-se nesta página.
Mais informações e inscrição no site oficial da nossa associação, Zendo Sul. http://www.zendosul.org.br/si/site/040101/p/Sangaku%20Sesshin
Deixe um comentário