Sangaku Sesshin 2015 (Retiro dos Três Treinamentos – feriado de carnaval)

Sangaku Sesshin (feriado de carnaval)

Sangaku Sesshin 2015: Início: 13 fevereiro às 19:00 hs Término: 17 fevereiro às 22 hs

A participação poderá ser Presencial (Integral com ou sem pernoite ou Parcial) ou á Distância (Palestras, via Google Hangout)

Participação Presencial: Ficha de inscrição e valores da contribuição sugeridos encontram-se no site da Comunidade Zendo Sul – Jisui Zendô

Participação à Distância pelo sistema Google Hangouts: Ficha de inscrição, horários das palestras e o valor de contribuição sugerido encontra-se no site Jotforms.

Apresentação: Desde a época do Budismo Clássico, os Três Treinamentos – Estudo, Moralidade e Meditação – têm sido considerados a base da prática budista. O Estudo divide-se em três aspectos: ouvir os ensinamentos, refletir sobre eles e praticá-los ou realizá-los.

Baseado nestes ensinamentos, desde 2007 a Sanga Águas da Compaixão realiza o Sangaku Sesshin – Retiro dos Três Treinamentos (三學接心) – onde praticamos a Moralidade nas atividades de sentar em Zazen ou fazer Samu (atividade diária) juntos, em grupo. Na atitude de um buda, praticamos a Meditação ao sentar em Zazen e praticamos o Estudo ao recitarmos os sutras e ouvir as aulas dos palestrantes convidados e palestras da Monja Isshin sobre a prática do Zen Budismo. De 2007 até 2014, tivemos a honra de contar com aulas do Rev. Prof. Monteiro) e, encerrando um ciclo e iniciando um outro, este ano teremos a oportunidade de ouvir ensinamentos do Swami Krishnapriyananda Saraswati sobre as origens do Budismo na cultura indiana.

Tema 2015: As Raízes Hinduístas do Budismo – Étimo e antropologia cultural; – Aspecto histórico-social – Brahmanismo e Vedismo – Conceitos Karma e Samsara – Sanathana Dharma – Shruti e Smriti – Épicos: Mahabharata, Ramayana, Puranas – Filosofia e os seis darshanas – O Bhagavad-gita como darshana em comum – Manifestações “religiosas” principais – A contemporaneidade

Orientação: Monja Isshin Havens

Palestrante Especial Convidado: Swami Krishnapriyananda Saraswati

O Hinduísmo e o Budismo Os três pilares que sustentam o Sanathana-dharma (hinduísmo) ou tri-varga, tendo muitos pontos comuns como Budismo original, são: Artha, correta distribuição da riqueza; Kama, correta distribuição do que é prazeroso; Dharma, correta distribuição da justiça ou do dever. A correta forma de distribuição dos princípios também recebe o nome de Purusharthas, porque dizem respeito aopurusha ou ser encarnado, que por fim deverá alcançar Moksha ou liberação do ciclo de nascimentos e mortes chamado Samsara.

Objetivo do seminário O objetivo deste seminário é demonstrar as bases fundamentais do Budismo no Hinduísmo, assinalando os pontos comuns e os que são derivados de pontos de vista distintos, os quais se formaram ao longo dos séculos. Tendo uma linguagem praticamente comum nos primórdios do Budismo com o Hinduísmo, há termos e conceitos que são idênticos no seu étimo e aplicação, distanciando-se, contudo, ao longo do desenvolvimento da civilização. O participante terá uma clara noção de que o princípio da igualdade e diferenças simultâneas entre o Absoluto ou Sua ideia de Buddi-dharma, e o Jivatma, bem como a atuação da Prakriti ou natureza material, está presente em ambas filosofias.

Organização: Jisui Zendô – Sanga Soto Zen Budista Águas da Compaixão – Porto Alegre, RS

Você pode fazer a sua inscrição e ver os valores da contribuição sugeridos no site da Comunidade Zendo Sul – Jisui Zendô.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: