Projeto Karate Social mantido pela Dojinmon

Desde dezembro de 2007, a Sanga Águas da Compaixão desfruta do uso de espaço gentilmente cedido pelo Espaço Dojinmon, onde funciona a Academia de Karate Wado-ryu Dojinmon (nota: o nome ‘Dojinmon’ significa Portal da Pessoa do Caminho).

Reproduzo aqui um artigo que foi publicado ano passado sobre o Karate Social da Academia Dojinmon:

Karate Social em Porto Alegre
A Escola Dojinmon de Karate Wado-Ryu tem uma tradição de ensino do Karate com ênfase no crescimento pessoal e a luta consigo mesmo desde 1963 quando chegou Mestre Takeo Suzuki – 8° Dan ao Estado, primeiro Mestre de Karate a vir para o rio Grande do Sul.

Em 1980 o Mestre Nelson Guimarães 6° Dan encabeçou este movimento que prima por manter as tradições do ensino do Karate-Do Wado-Ryu na sua essência original oriunda das mais remotas tradições da cultura oriental.

Na busca de sempre ir mais além em 1995 iniciou Mestre Nelson, por uma solicitação da Diretoria da Escola Jerônimo de Ornelas, um trabalho de amigo da escola levando esta cultura milenar para os jovens de nossa periferia em situação de risco social. Iniciou-se o curso nas dependências da escola, tínhamos que tirar as classes da sala de aula e lavar o chão para podermos realizar as aulas, os alunos se encarregavam desta incumbência com alegria e determinação. Mais adiante com o apoio obtido da academia da Brigada Militar levamos a prática do curso para a Sala de lutas da Academia militar, já que a mesma se localiza nas proximidades da escola e da residência dos alunos. Na Academia da Brigada tivemos um ambiente propício para o desenvolvimento do trabalho, depois de alguns percalços segue forte e consolidado, tem um grupo de 40 alunos praticando, para os quais através de patrocínios e colaboração dos praticantes do Espaço Dojinmon de Karate, conseguimos adquirir o uniforme de karate para todos os praticantes. A ênfase do curso é a disciplina, o respeito, a hierarquia, a higiene e principalmente o desempenho escolar.

Dentro desta filosofia estaremos realizando o Exame para promoção de Kyu (faixa) dos alunos participante do Projeto de inserção social através do Karate. Dentro do exame ocorrerá um campeonato de karate dentro de uma nova perspectiva, onde os atletas fazem apresentações técnicas e lutas para obter pontos, sagrando-se vencedor aquele que obtiver maior numero de pontos, assim evitamos a competitividade excessiva que descaracterizaria o trabalho de crescimento pessoal. O atleta não vence ao outro e sim a si mesmo, a luta é pelo seu rendimento, onde são valorizados comportamento, técnica, postura, controle e respeito pelos adversários.

Assim busca-se um novo tipo de competição, onde tenta-se descaracterizar a vitória de um sobre o outro, mas sim a luta por um desempenho dentro da filosofia das Artes Marciais.

O Proejeto tem como Responsável Técnico e Mentor: Mestre Nelson Guimarães 6° Dan,
fundador da Federação Gaúcha de Karate e seu primeiro presidente (1988/1997). Membro do Conselho Regional de Desportos (1991/2001); Membro do Conselho de Arbitragem da Confederação Brasileira de Karate (1992/1997); Professor, árbitro internacional e arquiteto.
Supervisor Prof. Carlo Almeida 2° Dan, Instrutor Rodimar Carvalho 1° Dan.
Publico alvo: Alunos carentes de 9 a 18 anos de escolas estaduais.

Professor Rodimar Carvalho e os alunos do Projeto Social.

Japão 1979 – Campeonato Mundial do Estilo Wado-Ryu. Primeira fila ao centro Mestre Hironori Otsuka, Criador do Estilo Wado-Ryu, na segunda fila atrás do Mestre Otsuka Prof. Nelson Guimarães. Curiosidade: o mestre Fundador Hironori Otsuka e o Prof. Nelson Guima

publicado originalmente no Gonzalez Jornal (Jornal da Zona Norte), setembro 2009 (página 9)

Slideshow Picasa: fotos da reportagem “Karate Social em Porto Alegre” publicado no Gonzalez Jornal – Jornal da Zona Norte (http://www.gonzalezjornal.com.br/?id=671)
link original das fotos: aqui

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

more about “Dojinmon“, posted with vodpod
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: