Foi com grande prazer que recebemos o Moriyama Roshi em nossa Sanga no sábado, dia 21 de novembro para compartilhar da nossa prática e dar uma Palestra do Darma,
Foi Superintendente para a América do Sul (Sôkan) da escola Soto Zen de 1992 até 1995 em São Paulo e responsável pela construção do prédio principal do Templo Busshinji atual (há poucos dias foi inaugurado um anexo grande que será o centro de treinamento internacional). Residiu em Porto Alegre durante vários anos e foi muito importante para a implantação do Zen nesta região. Tem inúmeros alunos no Brasil, Europa e Estados Unidos.
Conheço ele desde mais ou menos 1996, quando iniciei a minha prática no Busshinji, e ele acompanhou (à distância) o meu treinamento no mosteiro no Japão, onde conheci três alunas suas. As monjas Jokei e Zuiten treinaram comigo no mosteiro, e a Joshin Sensei visitou o mosteiro quando a Jokei-san fez o seu combate de darma. Depois daquele encontro, a Joshin Sensei passou a me enviar vitaminas por saber das problemas de saúde que a comida de mosteira causa para nos ocidentais – guardo esta lembrança dela com muito carinho. A Monja Zuiten me enviava revistas e notícias do Brasil.
.
Lembro com alegria os dias agradáveis que passei com a Zuiten-san no temple de nossa professora de costura budista, Okamoto Sensei e o jantar quando o Moriyama veio nos visitar lá.
O Moriyama Roshi sempre incentivou a harmonia e amizade de seus alunos comigo, uma atitude da boa prática Budista que valoriza muito. Agradeço profundamente por isso.
Assim, fiquei muito feliz em poder tê-lo conosco, compartilhando a nossa prática e nos transmitindo ensinamentos – e já conto os dias até a próxima visita.
Gassho,
Monja Isshin
Deixe um comentário