Dia Internacional de Paz

international-peace-dayEm 1997, através da resolução 36/67, a ONU determinou o dia 21 de setembro como o Dia Internacional de Paz – uma “chamada global para o cessar-fogo e a não-violência, um momento para reflexão sobre o horror e o custo da guerra e os benefícios das resoluções pacíficas das disputas.”

A Sanga Águas da Compaixão mantem relacionamento com o grupo Mediadores além das Fronteiras (Mediators Beyond Borders), que está promovendo uma série de eventos no mundo inteiro para celebrar o Dia Internacional de Paz de 2009.

No Zen Budismo, o dia 21 de setembro é o dia da realização de O-Higan-e – a Cerimônia de Equinócio da Primavera (no hemisfério sul). O equinócio é, como se costuma dizer, o dia em que a travessia até a outra margem – a margem da Paz e da Tranquilidade – fica mais fácil, pois a noite e o dia têm a mesma duração nesta data. Assim, além de ser um dia para lembrar os ancestrais e falecidos, é também um momento oportuno para lembrar as Seis Paramitas, as práticas que nos levam para a “outra margem”, possibilitando a realização da Paz e Tranquilidade. As Paramitas são: 1. doação ou generosidade (fuse, jp. – dana, sansc.); 2. preceitos ou moralidade (jikai – sila); 3. paciência ou tolerância (nin-niku – kshanti); 4. esforço ou persistência (shôjin – virya); 5. concentração ou meditação (zenjô – dhyana ou jhana); e 6. sabedoria (chi-e – prajna).

Por isso é um dia especialmente apropriado para refletirmos sobre a construção da paz mundial.

No domingo, dia 20 de setembro, foi realizada a Cerimônia de Equinócio da Primavera 2009, seguida por uma apresentação sobre os Mediadores além das Fronteiras e projetos futuros da Sanga na área da Cultura da Paz.

Deixe um comentário